Maus, Art Spiegelman

O mundo inteiro leu vários livros sobre o holocausto! Inclusive já publiquei resenhas sobre vários aqui! Mas este livro é diferente! Não por ser em quadrinhos! Chega de exclamações! Ok. Vou usar minhas próprias palavras para defini-lo: “Difícil expressar tão crua e artisticamente o sofrimento quanto fez o Art Spiegelman nesse livro.” Ele não se ausentou de sentimentos, até porque estes inclusive permeiam todo o livro através de imagens e palavras e desabafos. Mesmo assim, Art foi racional quanto ao sofrimento do pai, um judeu esperto e mesmo assim racista. Vladek, o pai, foi aleatoriamente escolhido pela existência para nos trazer mais um relato de dor sobre o que o ser humano é capaz de fazer quando sente-se no poder da situação. Mudando de assunto, mas me permitindo fazer uma observação bem linguística: a palavra “maus” vem do alemão e significa “rato”. O autor teve uma sacada de gênio ao representar a história por meio de uma metáfora, o que não a torna mais tragável ou fofa, mas nos abre percepções maravilhosas de como julgamos e vemos os diferentes (não cometerei o erro de dizer racial, pois este não é mais moralmente correto) ideologicamente de nós. Eu diria que na minha mente abriu-se uma grande lacuna reservada à reflexão sobre o tema. Espero que se abra na mente de vocês também! Eu ia baixar o pdf para trazer pronto para vocês mas, não sei se porque minha internet é ruim, não sei se porque o arquivo é muito grande, o computador apontou horas de processamento de download! Se vocês quiserem ler em pdf, vou disponibilizar um site confiável aqui. Se vocês moram onde estou morando (Acre) falem comigo que eu empresto o livro (mesmo que você roube, afinal, como diria o Nego do Borel: “eu não guardo nem dinheiro, quem dirá guardar rancor”).LeLivros Maus

Um comentário sobre “Maus, Art Spiegelman

Deixe um comentário

